É uma terapia através da prática da leitura de livros. Este procedimento auxilia na ressignificação das emoções, contribuindo para o desenvolvimento pessoal: relação intrapessoal e interpessoal.
Na Biblioterapia trabalhamos com a leitura dos livros, interpretação do texto e atividades. O livro é o terapeuta que conduz o leitor na identificação, aceitação e ressignificação do problema que está vivenciando. Por meio da reflexão e autoconscientização é possível perceber e trabalhar o medo, a ansiedade e até a depressão. Em casos mais sérios, deve ser procurado um profissional da área.
Este procedimento terapêutico existe desde a época do antigo Egito, entretanto, somente no século XX foi propagado. Freud já buscava na literatura e em seus personagens formas de compreensão do mal vivido pela sociedade, pois os seres humanos em séculos vive a ansiedade e a depressão, sente angústia devido a pressão social e profissional.
O trabalho acontece em grupos. Antecipadamente, é feita uma avaliação individual dos participantes para entender e conduzir o processo. Em seguida começa o trabalho de leitura e análise do texto do livro e seus personagens. Posteriormente, o processo segue com a interpretação e compreensão e finaliza com atividades. A terapia prossegue com a leitura de outro livro que venha complementar o procedimento.

